Contando histórias, melhorando o mundo.

Imag <foo

18 julho, 2010

Depois do pito que levei do "Sr. Anônimo" (vide "Comentários" da postagem anterior), me lembrei dessa crônica do velho Rubem. O texto é de 1953, mas, num mundo cada vez mais politicamente correto, está bastante atual.

33 comentários:

Anônimo disse...

Este é Rubem Braga, um homem lúcido, conhecedor e que não atacava a religião de ninguém nessa belíssima crônica.

A grande diferença: o Braga é um gênio, bichão.

Quanto ao politicamente correto, meu caro, é apenas mais uma armadilha de gente que não gosta de ser criticada. É uma atitude típica de quem defende policiamento de opiniões. Não é o meu caso, meu chapa. Eu estou aqui pra bater de frente com você, depois de você ter ofendido a religião alheia com aquela pieira de mau gosto contra o Papa e Santa Igreja Católica.

Nas palavras do genial Henrique Raposo: "O "Politicamente correto" é, se quiserem, um silencioso marxismo cultural"

Se tiver oportunidade leia o artigo completo no site do Mídia Sem Máscara: http://bit.ly/dyaSV1

Pelo que antevejo o senhor conhece de literatura, parece ser um homem lido. Já deve ter lido a Bíblia, então peço que volte a ela e releia:

"Por isso, eu vos digo: todo pecado e toda blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não lhes será perdoada."
(São Mateus 12,31)

Pense antes de blasfemar, meu caro, pois "os infernos não têm véu." (Jó 26,6)

Anônimo disse...

Oi Nanal,
não estive na sua apresentação, mas, é porque estou morando fora.
Não sei o que rolou afinal, mas, não sou a favor do ataque de caráter meramente intelectual à fé cristã e à Igreja. Ainda que esta instiuição tenha suas falhas (e como tem!), o ataque acaba por desrespeitar a Deus e àqueles q tem fé. Somos livres pra acreditarmos naquilo que nos é importante, mas, não para agredir os que não comungam de nossa opinião.
Um abraço carinhoso!
Bom domingo,
Cristina Pereira

NANAL BATATINHA disse...

Olá, sr. Anônimo:

Novamente é um prazer responder a sua provocação.

Sim, o Braga é realmente um gênio. É meu cronista predileto e sempre recorro a ele quando a vida está chata e beira àquela coisa “besta” de que falava Drummond. O Braga é, sim, genial, bichão. Mas não pense que, ao citá-lo aqui, eu pretenda que essa genialidade do capixaba respingue em mim. Seria desonesto da minha parte. Citei porque achei oportuno – a situação, concorde, é bem parecida.
Li o artigo que você me indicou. Corroboro com tudo. O politicamente correto é, sim, a pior ditadura dos tempos atuais. Silenciosa, anônima, cínica, é ela que cria esses líderes que se apoiam em ideias caretas que geram preconceitos contra homossexuais, transexuais, mulheres, negros, pobres e outros desprotegidos. É a mentalidade politicamente correta que faz a ditadura stalinista impor o “idioma de pau” a todos os camaradas – ou seja: uma tentativa de estender os poderes do estado à linguagem do cidadão, algo parecido com o que tentaram recentemente no Brasil e que, hoje, tenta banir do idioma e da cultura expressões como “homem preto” ou “viado” ou “bichinha”, que devem ser substituídos por “afro-descendente”, “homossexual” e outros. É a mentalidade politicamente correta que abastece o discurso de George Bush contra a cultura árabe e a religião islâmica.
(...)

NANAL BATATINHA disse...

(...)Mas, vamos devagar com o andor que o santinho é de barro: tem gente que diz, por exemplo, que o discurso contra a pedofilia, por exemplo, é uma das variações do politicamente correto. Não concordo. Acho que os atos de pedofilia devem, sim, ser tratados como crimes e punidos com todos os rigores da lei.
Não acho que tenhamos discordância quanto ao que é o politicamente correto e os danos que ele causa, posto que você também parece corroborar as palavras do autor daquele artigo. Xô, policiamento ideológico; xô, mentalidade politicamente correta.
O que gerou esse nosso debatezinho particular foi, me parece, o fato de eu ter ‘blasfemado’ (sic) contra Deus, o Papa e sua religião que, presumo, seja o catolicismo. Bom, se o fiz, já pedi desculpas, o que parece não ter adiantado muito, pois você cita um trecho da Bíblia que praticamente me condena ao Inferno. Não me importo muito com essa condenação, pois estarei ao lado de tantos outros que já foram condenados, como Leonardo Boff, por exemplo.
O problema é que não me lembro, juro!, do que foi que disse contra o catolicismo, pois estava um tanto embriagado pelo álcool e, como já disse, alegre e exaltado. Mas reitero meu pedido de desculpas. Não quis ofender nenhuma religião, mesmo porque minha formação é católica. Não tenho muitas coisas contra o catolicismo. Nem contra as religiões judaica, islâmica, budista ou quaisquer outras, como o candomblé, a umbanda, o espiritismo... Como diria o Guimarães Rosa (eita, ele outra vez!), “Eu cá, não perco ocasião de religião. Aproveito de todas. Bebo água de todo rio.”
Sim, sr. Anônimo, eu sou um homem lido. Aliás, ainda tenho como ganha-pão umas aulinhas de literatura que, espero, deixarei para outros mais competentes em muito breve. E, como homem lido, já tive sim a oportunidade de ler a Bíblia, não como homem religioso, mas tão somente pelo Seu valor literário. Porque, muito antes de ser o livro da Igreja Católica, a Bíblia é um texto literário, ok? E, em minhas leitura, muitas vezes me pergunto o que tem a ver as palavras da Bíblia com algumas ideias da Igreja Católica. Mas não vou acirrar esse debate religioso, pois ele sinceramente não me interessa.

NANAL BATATINHA disse...

Sou um homenzinho medíocre, que levo uma vidinha medíocre, e que tento, sinceramente, me guiar por princípio éticos bacaninhas. Claro que cometo os mesmos deslizes que todos os humanos têm o direito de cometer.
O que não posso aceitar é que minhas opiniões – e a de qualquer um – sejam policiadas por mentes quadradas. Que não é o seu caso, ok? Tem até um trecho do artigo que você me indicou que diz isso: “Pode parecer contraditório, mas essa ideologia – e a mentalidade que ela gera – é ela, sim, profundamente discriminatória e cerceadora do direito de expressar idéias, em relação a todos os que não professam seus valores, ou melhor seus contra-valores.”
Vamos, pois, sr. Anônimo, continuar a expressar nossas opiniões.
Obrigado pela oportunidade de debater. Você me parece, sim, um homem (ou uma mulher, já que o anonimato não permite saber mais nada além de você – e, se me permite, impede que você ‘bata de frente’ comigo) inteligente, sensível e profundamente religioso.
Que Deus ilumine sempre seu caminho. E suas palavras.

Anônimo disse...

Boa Tarde caro Nanal,

Vamos por partes então, porque o senhor escreveu aos montes por aqui na minha ausência. Para facilitar e organizar a contraposição de ideias cito seus trechos.

“É a mentalidade politicamente correta que abastece o discurso de George Bush contra a cultura árabe e a religião islâmica.”

Não consegui entender a relação entre Bush e o politicamente correto, mas va bene. Agora, sobre esse respeito à religião Islâmica, à paz islâmica, aconselho que o senhor, meu amigo, veja um brilhante documentário chamado Fitna.

Parte I : http://bit.ly/5NbtDk

Parte II: http://bit.ly/cGOcIf

Para acompanhar a luta empreendia contra Israel e as ações da Jihad visite o site:

http://olhonajihad.blogspot.com/

Vejo que o senhor é bem intencionado no que diz respeito a propalar o bem, só se apegou a uns valores um tanto caducos, como o de atacar gratuitamente a Igreja Católica, como naquela sua “charge”.

“Bom, se o fiz, já pedi desculpas, o que parece não ter adiantado muito, pois você cita um trecho da Bíblia que praticamente me condena ao Inferno. Não me importo muito com essa condenação, pois estarei ao lado de tantos outros que já foram condenados, como Leonardo Boff, por exemplo.”

Está mais que perdoado, meu caro. Só estou lhe alertando para não sair por aí atacando Deus e o mundo, sem motivos. É uma rebeldia sem causa. A propósito, não sei se é muita vantagem estar ao lado dos “tantos outros” que foram condenados. Menos ainda do Boff e da turma de Escatologia da Libertação. Largue disso, vá ler alguma literatura de fato compromissada com a verdade sobre o Catolicismo. No Brasil vale ler: Antonio Carlos Villaça, Gustavo Corção, Orlando Fedeli... De fora vou lançar mão de somente um, pra não ser chato: G.K. Chesterton.

“Não quis ofender nenhuma religião, mesmo porque minha formação é católica.”

Mas que beleza! Fico satisfeitíssimo ao saber disso!

“antes de ser o livro da Igreja Católica, a Bíblia é um texto literário, ok?”

Bom, aí é aquele que o Dirty Harry (lembra-se dele?) já dizia sabiamente: “"Well, opinions are like assholes, everybody has one." Se você acha isso, va bene. Eu acho que a Bíblia é muito mais que literatura pura e simplesmente.

“E, em minhas leitura, muitas vezes me pergunto o que tem a ver as palavras da Bíblia com algumas ideias da Igreja Católica. Mas não vou acirrar esse debate religioso, pois ele sinceramente não me interessa.”

Tá certo então, ué. Uma dica, só uma. Se quiser saber do que se trata essa sua dúvida leia esses autores que eu disse acima.

Chesteron era um escritor desses raros, dono de um humor genial. Tenho certeza de que você vai se apaixonar por ele, se não o conhecer ainda.

Quem era o autor?

“Chesterton ama a gente comum porque Deus “criou muita gente assim”, sua querida mulher, a tradição por ser “a democracia dos mortos”, a cerveja e os bares “onde tinha seu trono” e “extravasava humorismo”(R.Church); nele liberdade e dogma são sinônimos; ele ri feito criança e é sábio como um velho de muitos séculos.”

Reproduzido de O Homem Eterno. Ed. Mundo Cristão – página 299

Dois textos ótimos que eu indico são:

Por que sou católico – G.K.Chesterton : http://angueth.blogspot.com/2007/04/por-que-sou-catlico.html

Porquê me converti ao catolicismo - G. K. Chesterton : http://www.acidigital.com/biografias/vidas/chesterton1.htm


Pois bem, meu caro, encerra-se aqui meu comentário.

Muito obrigado pelos elogios. Para não ser injusto, parabéns pelo trabalho de diversão. Enquanto o palhaço só quer fazer rir e não doutrinar mentes para o mal, ele é um gênio. Tenho certeza de que seu trabalho vai nesse sentido, busca tão somente a risada.

Um forte abraço e que Deus ilumine suas ideias.

in Corde Jesu et Mariae, semper,
seu amigo de sempre,
Anônimo.

p.s.: aproveito, sabendo que o senhor é professor, para divulgar uma leitura muito agradável e imporante do seguinte artigo:

http://www.4shared.com/document/jzgRRtn2/Profissaomestre.html

Tenho certeza que fará bom proveito!

Unknown disse...

Nanal,

queria me desculpar pela minha ausência na última sexta na sua apresentação n'A Casa. Não sei nem se você notou minha ausência (pelo que eu vi o negócio deu o que falar), mas não pude ir porque tive que atender a um chamado de urgência de minha tia em Beagá. Moro com ela, e o assunto dizia respeito à minha faculdade.

Mas eu ainda espero ansioso pelo próximo convite de sua próxima apresentação.

No mais, é isso.

NANAL BATATINHA disse...

Opa!!!
Olá, Daniel!!!
Claro que notei sua ausência. Mas num vai faltar oportunidade pra você registrar os eventos.
O evento cult em si foi na normalidade. Tudo isso aí em cima são coisas circuntanciais (voz mais alta na madrugada, uma besteira aqui e outra ali).

No mais, cumpadi, te aguardo.

NANAL BATATINHA disse...

A quem interessar possa:

Acabo de descobrir, estupefato, que os dois ANÕNIMOS com os quais degladio nos comentários, são, ora vejam, um só.

Isso é bom, pois vai me economizar movimentos digitais. Faço um texto só e respondo aos dois.

Para situar os “a quem interessar possa” (embora sinseramente eu pense que isso não vá interessar a ninguém!), visitem as postagens “A MORTE DE SARAMAGO, 18 JUNHO 2010” e “Uma questão que me incomoda”, 6 MAIO 2010”. Além, é claro, das duas últimas.

Vamos lá:

É triste não saber o seu nome/identidade, pois você, covardemente, se esconde por trás da alcunha vigarista de “Anônimo”. Como deliberadamente me tratou por vários nomes (“Babaca”, “Sr. Formiguinha”, “Nanal”, “Mr. Potato”), vou também escolher um nome para você, já que ANÔNIMO exige muito das minhas habilidades digitais – tem um chatíssimo circunflexo aí que atrapalha). Assim, doravante, passo a te tratar, carinhosamente, por TORQUEMADA.

O termo “ATEU” foi, sim, cunhado pela Igreja Católica para condenar todos os que se desviassem de seus princípios, lá pelos idos do século XVI, plenos de fogueiras e torturas. Já li isso em algum lugar, não me lembro onde e não quero me lembrar, se você não concorda, prove. Portanto, o argumento católico de acusar de ATEU todo aquele que negue seus princípios é antigo, mas comigo não funciona, cumpadi. Deus é Deus, igreja é igreja.

EXISTE DEUS FORA DA IGREJA. E não venha o senhor, TORQUEMADA, querer fazer de Deus uma propriedade sua. A sua chama não que me queima mais, não tenho medo do seu foguinho nem da sua condenção (em tempo: não quero mais o seu perdão nem a sua desculpa. Achei que tudo isso fosse porque eu falava alto, mas descobri que era pelo conteúdo do que eu dizia – crítica ao catolicismo -, embora não tenha sido eu que tenha dito, ok? Apure melhor seu ouvido, cê tá acusando a pessoa errada!!! KKKKKKKKK)

É interessante como você, TORQUEMADA, trata todos os que pensam diferentes do seu líder (“Escatologia da Libertação”??????) de maneira desdenhosa. O mínimo que eu devo exigir do de TORQUEMADA é que respeite Leonardo Boff! Não saber conviver com as diferenças de opinião também é pecado, viu! Olha que tem um foguinho reservado pra você lá no Inferno. O Rosa (ai, ai! ele outra vez!) diz que querer o bem por demais acaba virando querer o mal, Deus e o Diabo estão mais próximo do que você, TORQUEMADA, pode imaginar. Cê sabe disso, cê não é bobo! Então, fica aí de braçadeira e medalhinha... vai acabar indo pro inferno comigo, viu!
Eu não vou visitar o site da Igreja Católica. Não me interessa visitá-lo. Eu quero mais é que essa igreja e todas as outras que usam de DEUS pra doutrinar e explorar a cabeça de inocentes se...percam no emaranhado de confusões em que se meteram. Eu não preciso de igreja pra falar com DEUS.

Quanto à conjunção MAS, a coisa é mais complexa do que a história da religião católica, cumpadi. Ela tem muitos mais usos do que você possa imaginar: MAS é como uma camisinha da linguagem e a gente pode usar pra várias funções.

MAS, diria o outro, NÃO CONVERSO COM ESTRANHOS.

OU VOCÊ SE IDENTIFICA, OU, DE AGORA EM DIANTE, VAIS FALAR SOZINHO.

A INQUISIÇÃO JÁ CADUCOU, CUMPADI.


ACORDA!!!!

CIAU, TORQUEMADA!!! Fique com o papa que eu fico com DEUS.

Jonas Moreira disse...

Caro Nanal,

Compadeço da sua necessidade de me chamar por algum nome. Eis o meu nome: Jonas Moreira. Pronto? Está calmo? Feliz? Tranquilo?

Primeramente, seu blog nunca foi tão lido e comentado, então acalme-se. Se os holofotes incomodam e ofuscam sua massa cinzenta a ponto do senhor afimar umas sandices vindas na hora da raiva, certamente, é preciso que acalme-se para que continuemos nosso debate. Até onde sei, meu caro, fui muito polido até aqui, não o agredi de forma alguma, então se quer continuar a conversar faça o mesmo.

“O termo “ATEU” foi, sim, cunhado pela Igreja Católica para condenar todos os que se desviassem de seus princípios, lá pelos idos do século XVI, plenos de fogueiras e torturas. Já li isso em algum lugar, não me lembro onde e não quero me lembrar, se você não concorda, prove. Portanto, o argumento católico de acusar de ATEU todo aquele que negue seus princípios é antigo, mas comigo não funciona “

O termo “ateu”, meu caro, não foi cunhado por Igreja Católica de maneira alguma. É, pois, mais antigo que o rascunho da Bíblia (rs). Basta estudar um pouquinho pra saber. Vamos lá então:

“Ateu” vem do Latim “atheus” ou “atheos”, que ,por sua vez, vem do grego “átheos,os,on” ou “que não crê em Deus”. Pronto, está ETIMOLOGICAMENTE provado que o termo “ateu” não foi cunhado pela Igreja Católica.

[...]

Jonas Moreira disse...

[...]

Agora vamos ao que diz respeito às torturas e fogueiras. O senhor leu, mas leu muito errado, leu livro ruim, livro caduco. Mas o senhor é um sujeito lido, tenho certeza disso, deve saber que a justiça empregada pelos tribunais de Inquisição em comparação com os tribunais civis do século em questão era suave. Evidentemente o senhor, como eu, e muitos outros, se espanta, pois em comparação com os padrões modernos ela nos parece bárbara. Certo, tudo tem seu tempo. O historiador probo, isento, sem nenhuma tarefa de difamar a Igreja Católica pespegada no espírito, verificará que a intenção da Igreja foi sempre no sentido de humanizar tais práticas judiciais, tão comuns à época.

Vamos a uma aulinha sobre a Inquisição, pra não falarmos bobagem. Para começar, o termo "Inquisição" significa inquérito, interrogatório. Pronto? Então chega de usar Inquisição como “queima ininterrupta de corpos pela maligna Igreja Católica.” Pega mal pro senhor, que é professor. A propósito, o Tribunal da Santa Inquisição queimou, em grande parte das vezes, efígies de palha ou pano. Então não me venha o senhor e seus livros me falar de queima de milhares de pessoas.

Antes do advento dos Tribunais da Santa Inquisição os príncipes e o povo se encarregavam de executar os hereges. A Igreja postou-se peremptoriamente contrário às mortes e execuções sumárias e, várias vezes, precisou intervir pelos hereges junto aos príncipes. INFELIZMENTE senhor Juvenal, a tortura era o método normalmente aplicado por todos os países, por todas as polícias, e permitido por todos os códigos legais até o século passado. Reitero: INFELIZMENTE.

Bom termina aqui a aula sobre o Santo (sim!) Tribunal de Inquisição. Se o senhor quiser saber mais sobre isso recomendo alguns sites: Montfort Associação Cultural, http://caiafarsa.wordpress.com/ , Associação Cultural Santo Tomás. Alguns livros: João Bernardino Gonzaga, A Inquisição em seu Mundo, Saraiva, 8a. edição, São Paulo, 1994 e Rino Camillieri, La Vera Storia della Inquisizione, Piemme, Casale di Monferratto, 2001.

[...]

Jonas Moreira disse...

[...]

“(“Escatologia da Libertação”??????) de maneira desdenhosa. O mínimo que eu devo exigir do de TORQUEMADA é que respeite Leonardo Boff! Não saber conviver com as diferenças de opinião também é pecado, viu!”

Vamos lá então. O senhor, como muitos, confunde compreensão com tolerância. Cristo combateu com força erros dos fariseus, dos vendilhões do templo. Então se eu combato, no caso da Teologia da Libertação, uma doutrina que é acólita do comunismo, eu acredito que eu não vá para o inferno. A propósito, me mostre uma passagem Bíblica que me mostre eu deva ser conivente com a morte de mais 150 milhões de pessoas, porque foi isso que o Comunismo defendido pela Teologia da Libertação fez. [O dado não veio da minha cabeça, veio de um livro chamado "O Livro Negro Do Comunismo" escrito por - veja só! - pessoas ligadas à esquerda. Então eu não minto. Certo?]

Prova de que Jesus era enérgico? Cá está:

São Matheus 21: 12-13

“Jesus entrou no Templo e expulsou todos os que vendiam e compravam no Templo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos vendedores de pombas. E disse: «Está nas Escrituras: "A minha casa será chamada casa de oração". No entanto, vós fizestes dela um covil de ladrões».”

“ Deus e o Diabo estão mais próximo do que você, TORQUEMADA, pode imaginar.”

Pois bem, meu senhor, o meu Deus não passa nem perto desse seu Deus maluco que troca figurinhas com o Capeta. O meu Deus é o Deus que está em São João 1: 1-5

“No começo a Palavra já existia: a Palavra estava voltada para Deus e a Palavra era Deus. No começo Ela estava voltada para Deus. Tudo foi feito por meio d'Ela, e, de tudo o que existe, nada foi feito sem Ela. N'Ela estava a Vida, e a Vida era a luz dos homens. Essa luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram apagá-la.”

Este é o MEU Deus, já o diabo é Lucifer, criação de Deus, que exatamente por querer ser Deus se tornou um anjo caído. Então, meu camarada, o demônio, o coisa ruim, o tisnado, o capa-verde, encontra-se a léguas de Deus.

“Como é que caíste do céu, estrela da manhã, filho da aurora? Como é que foste derrubado, agressor das nações? Tu que pensavas: «Vou subir até ao céu, vou colocar o meu trono acima das estrelas de Deus; vou sentar-me na montanha da Assembleia, no cume da montanha celeste.
Subirei até às alturas das nuvens e tornar-me-ei igual ao Altíssimo». E agora, aí estás precipitado na mansão dos mortos, nas profundezas do abismo.”

Isaías 14:12-15

Como diz o Rosa: “O que não é Deus, é estado do demônio”

“Eu não vou visitar o site da Igreja Católica. Não me interessa visitá-lo.”

É como dizia o Borges (o Jorge Luis): “A verdade não penetra num entendimento rebelde.” [o Aleph. Pag. 130] Se o senhor se recusa a ver o que o Papa diz, vai permanecer nesse emaranhado de confusões que os desinformadores da mídia pregaram na sua cabeça. Dê uma olhadinha lá, rapaz. Vamos ceder um pouquinho e ver o outro lado.

Bom, senhor Juvenal, agora que já sabe a minha graça, podemos continuar nosso debate.

A propósito, o senhor leu aquelas indicações do glorioso Chesterton? Não deixe de ler.

NANAL BATATINHA disse...

OLÁ, MEU CARO JONAS MOREIRA:

Agora, sim, podemos ‘conversar’.

Meu ego não se sente massageado com um maior número de visitas aqui no blog. Isso aqui é só uma forma de registrar algumas ideias e, principalmente, informar algumas pessoas sobre eventos artísticos de uma maneira mais abrangente.
Vou seguir seu estilo de citar os trechos (os de seu interesse, é óbvio!) e dividir sua parenética em partes.
O termo ‘ATEU’ aparece na língua portuguesa por volta de 1611. Quem usou foi o Padre Fernão Guerreiro em sua RELAÇAM ANNUAL DAS COUSAS QUE FIZERAM OS PADRES DA CIA. DE JESUS, NAS PARTES DA ÍNDIA ORIENTAL... NOS ANOS DE 600, 601... 608. Como quase tudo que há em nossa língua, veio do latim ou do grego ou do árabe. Mas é termo relativamente jovem, e foi, sim, usado pela Igreja para delicadamente condenar os que pensavam (e ainda pensam) diferente de seus princípios. Atitude típica dos que não sabem conviver com as diferenças de pensamento.

Até aí, tudo bem, é uma forma meio truculenta de conduzir as coisas, mas eu sei que história da humanidade e de suas instituições não pode ser feita só amor e generosidade. Foi preciso sangue. Foi preciso dor, muita dor. Os inocentes que nos perdoe, mas é necessário que alguém pague com a vida para que as almas sejam salvas. Foi – e ainda é assim – na América, na África, na Ásia e onde quer que tenham chegado a civilização branca-cristã-europeia. Mas nada disso conta, afinal, como já disse, não se faz a História com amor, não é mesmo?
Negar – ou amenizar – os estragos feitos pela Inquisição é, pra usar uma metáfora bem mineira, querer tapar o sol com a peneira. Essa não emplaca, meu caro Jonas. Se você quer levar em consideração apenas os historiadores favoráveis à Igreja, tudo bem... Mas a razão, diferentemente da fé, não pode ser cega. Eu não sou trouxa de imaginar que todos os inquisitores e tribunais estabelecidos tenham sido truculentos e sanguinários, mas por favor, juízo com a história. Fica parecendo esses que hoje insistem em dizer que não houve holocausto durante a II Guerra, um dia desses. Não se pode apagar da história, simplesmente por uma questão de fé, fatos como a Noite de São Bartolomeu.
A história não pode ser única, Jonas. É preciso ouvir todos os lados e entender que entre dar e receber o tapa. Cê sabe disso... “Ai, palavras, ai, palavras / Que estranha potência a vossa!” É muito legal falar da inquisição do lado de quem estava com a tocha na mão.

Quanto ao comunismo e suas vítimas...

NANAL BATATINHA disse...

Quanto ao comunismo e suas vítimas...

O lado bom de ser palhaço é não ter compromisso com a ordem estabelecida. Aliás, o palhaço põe em desordem uma certa ordem e denuncia, assim, a ordem vigente. Assim que uma outra ordem se estabelece, lá está ele querendo desestabilizá-la...
Então, como bom palhaço, não tenho, nunca tive e, se DEUS quiser, nunca terei qualquer vínculo com o comunismo. Nem com o socialismo, o anarquismo... Nem com o consumismo, o capitalismo e quaisquer outros ismos que possa haver. Claro que os regimes ditatoriais que se diziam comunistas mataram milhares de pessoas. É assim que acontece, sempre. Mas eu não sei por que determinadas vítimas são mais vítimas que outras. Vítima é vítima, cumpadi, seja ela imolada por um martelo, uma foice ou uma cruz. O que eu não posso é ficar do lado de quem mata, isso jamais estarei.

E como Leonardo Boff está do lado dos mais fracos, dos sem terra, dos sem teto, dos sem dinheiro, dos sem esperança, eu estou com ele e não abro. Questão de convicção, Jonas. Não exija que os pobres e despossuídos reajam de outra maneira que não seja a violência contra os que os violentam todos os dias. Há violências que são justificáveis. Meio aquele negócio de “O escravo que matar o seu senhor, seja em que circunstância for, mata em legítima defesa”. Pode doer, mas eu concordo com isso.

Deus e o diabo não trocam figurinhas. O álbum dos dois está incompleto e não se completará jamais. As figurinhas que há no álbum de Deus existem, em duplicata, no do diabo. Sempre que um cola uma figurinha em seu álbum, imediatamente essa mesma figurinha aparece no do outro. E vice-versa e versa-vice. São as tentações, Jonas, são os pecados... A gente até se afasta deles, mas eles estão aí, ao nosso lado, o tempo todo. Eu não fujo deles como o diabo da cruz. Pelo contrário: resistir às tentações é que dá força, é que prova. O que eu quero é mostrar para o diabo que eu posso mais, que a mim ele não vai conseguir levar. Por isso, pinto meu rosto e conto histórias.

Um tal de Baudelaire dizia que “A maior astúcia do demônio é fazer-nos crer que ele não existe”. Já o Rosa diz que “o diabo vige é dentro do homem” e que ele não existe por si, cidadão. “Existe é homem humano. Travessia”.

Só mais uma coisinha: não achei delicado ser chamado de “babaca”. E, reitero, quem falava de religião naquela fatídica noite de sexta-feira definitivamente não era eu.

Um abraço, meu caro Jonas, agora que saíste de dentro da baleia do anonimato.

NANAL BATATINHA disse...

P.S: você é mesmo carpinteiro, Jonas? Assim, ao pé da letra? Se for, quero encomendar um cavalete para meu número de palhaço. Vamos conversar.

Abraços

Jonas Moreira disse...

Senhor Juvenal, senhor Juvenal,

O que eu disse:

“Teve um babaca gritando, de madrugada, sem respeitar os vizinhos, que a religião é isso ou aquilo... “

O que o senhor disse:

“...não achei delicado ser chamado de “babaca”. E, reitero, quem falava de religião naquela fatídica noite de sexta-feira definitivamente não era eu.”

Va bene, não fui muito lhano ao chamá-lo desta forma. Peço que me desculpe. Só digo que a afronta feita na sua charge depôs bastante contra o senhor, e que foi bem mais ofensiva. Então, mais uma vez, se não foi o senhor quem fez as considerações sobre a religião, desculpe-me, neste caso precisamente, porque com relação ao resto creio estar bastante certo. É só um desagravo pontual.

Ao que interessa então:

“O termo ‘ATEU’ aparece na língua portuguesa por volta de 1611.”

Como dizia o seu par nominal, mas não prático, romano: “Probitas laudatur et alget”. A honestidade é elogiada e morre de fome. Meu caro, a Igreja Católica não nasceu em Algarve ou na Terra Brasilis, nasceu muito antes disso, e não vou contar toda a história, porque o senhor não sabe ler, tendo por base suas respostas que nada tem a ver com o que eu disse e em nada riscam as informações que dei. Tradução é uma coisa, aparição é outra completamente diferente. Durante muito tempo o idioma usado pela Igreja Católica foi o Latim, então nada mais normal, razoável, que a TRADUÇÃO do Latim ou do Grego aparecesse nos idos de 1600.

“(...) usado pela Igreja para delicadamente condenar os que pensavam (e ainda pensam) diferente de seus princípios. Atitude típica dos que não sabem conviver com as diferenças de pensamento.”

O senhor não leu nada mesmo, né? O senhor, pelo menos, deu uma olhadela, nem que seja de lado, para o que eu disse sobre a intervenção dos padres pelos que eram executados sumariamente pelos príncipes? Inclusive em prol dos cátaros, que pregavam uma doutrina totalmente contrária ao Cristianismo, tal como dualismo gnóstico.

[...]

Jonas Moreira disse...

[...]

“Negar – ou amenizar – os estragos feitos pela Inquisição é, pra usar uma metáfora bem mineira, querer tapar o sol com a peneira.”

O senhor que me prove o contrário, meu caro. Eu lhe dei toda uma referência bibliográfica para que fique à vontade de pesquisar, ler, confirmar e, quiçá, contradizer.

“Mas a razão, diferentemente da fé, não pode ser cega.”

Que postura mais esqusita, meu caro. Pra quem não é ateu, chamar a fé de cega é muito estranho. Lobo em pele de cordeiro?

“Fica parecendo esses que hoje insistem em dizer que não houve holocausto durante a II Guerra, um dia desses.”

Ishi....Isso chama-se deslocamento do ponto de foco e tentativa de difamação do seu interlocutor. Veja, meu caro, eu não neguei e jamais negarei o Holocausto, da mesma forma que não negarei a existência de Gulags na União Soviética e de campos de concentração das FARC na Colômbia. O Holocausto houve e aí está seu resultado, a perseguição dos judeus até o dado momento, em que loucos como Armadinejad e muitos professores e historiadores, tentam vilipendiar, ou mesmo, destruir o Estado de Israel.

Fica só uma dica, meu camarada. Afirmar uma coisa não é negar outra.

“Não se pode apagar da história, simplesmente por uma questão de fé, fatos como a Noite de São Bartolomeu.”

Faço das palavras do saudosos Orlando Fedeli as minhas:

“a Noite de São Bartolomeu, que foi, antes de tudo, uma AÇÃO POLÍTICA de Catarina de Médicis contra o líder protestante Almirante Coligny e seus sequazes.Do massacre ordenado pela Rainha e por seu filho, o Rei Carlos IX -- um rei ensandecido --por motivos inteiramente POLÍTICOS e PESSOAIS”

“NÃO foi a Igreja e NEM o Papa, e NEM o alto clero francês que determinaram esse massacre.”

[...]

Jonas Moreira disse...

[...]

“A história não pode ser única, Jonas. É preciso ouvir todos os lados e entender que entre dar e receber o tapa. Cê sabe disso... “Ai, palavras, ai, palavras / Que estranha potência a vossa!” É muito legal falar da inquisição do lado de quem estava com a tocha na mão.“

É, rapaz, você não lê mesmo nada do que eu te indico e, pior, do que eu ESCREVO nos meus comentários.

“Então, como bom palhaço, não tenho, nunca tive e, se DEUS quiser, nunca terei qualquer vínculo com o comunismo. Nem com o socialismo, o anarquismo... Nem com o consumismo, o capitalismo e quaisquer outros ismos que possa haver. Claro que os regimes ditatoriais que se diziam comunistas mataram milhares de pessoas.”

Será que não teve mesmo? Esse negócio de que regimes que se DIZIAM comunistas me parece tanto com gente que lá nos porões da alma ainda tem uma bendeirola vermelha hasteada e a tremular.

“Deus e o diabo não trocam figurinhas. O álbum dos dois está incompleto e não se completará jamais. As figurinhas que há no álbum de Deus existem, em duplicata, no do diabo. Sempre que um cola uma figurinha em seu álbum, imediatamente essa mesma figurinha aparece no do outro. E vice-versa e versa-vice. São as tentações, Jonas, são os pecados... A gente até se afasta deles, mas eles estão aí, ao nosso lado, o tempo todo. Eu não fujo deles como o diabo da cruz. Pelo contrário: resistir às tentações é que dá força, é que prova. O que eu quero é mostrar para o diabo que eu posso mais, que a mim ele não vai conseguir levar. Por isso, pinto meu rosto e conto histórias.”

Bom, sobre isso o que eu posso esperar é que o senhor não se pinte das mesmas cores com que escreve. É pra não assustar as criancinhas e as velhinhas, que nada tem a ver com o SEU reumatismo religioso.

Sobre sair de dentro da Baleia. Que piadinha ruim hein, sô? Manjada pra caramba, acho que desde os meus mais tenros anos eu já a escuto por aí.

Infelizmente o senhor padece de um mal da sua geração e das que vieram depois da sua: não saber ouvir ou ler.

Quem não tem ouvidos dorme o profundo sono da ignorância e pasmaceira, embalado pela preguiça.

Já que o senhor não se dá nem ao trabalho de ler as referências que forneço ou, até mesmo, NO MÍNIMO, LER o que eu escrevo, sinto-me vertendo mel no abismo, então despeço-me rezando para que o senhor venha à luz algum dia.

Lembranças.
in Corde Jesu et Mariae, semper,
Jonas Moreira.

p.s.: infelizmente não moro em Divinópolis, estava eu de passagem, em visita, no apartamento de uns amigos quando meu sono foi interrompido pela logorréia atéia, que NÃO foi sua, eu sei. Por favor repasse o pito a quem deve recebê-lo, se você souber quem foi. Obrigado.

NANAL BATATINHA disse...

Ô, Jonas... eu seria indelicado se não lesse seu texto. Li, sim, tudo que você escreveu.

Pode acreditar que foi um grande prazer discutir com você. Nem eu quero arredá-lo de sua fé nem vou mudar minha forma de lidar com o Divino depois de tudo isso.

Mas apareça vez ou outra, pra um café. Continue jogando mel aqui, sim, que saberei aproveitar pra eu crescer um pouquinho.

Abraços.

ps.: cê só não me explicou ainda o por que do "sr. Formiguinha". Juro que gostei, não estou sendo irônico.

Jonas Moreira disse...

Caro Nanal,

A formiga, por suas dimensões e atributos nos permite diversas metáforas, sendo assim, o significado de "Sr. Formiguinha" fica a bel-prazer, como melhor lhe aprouver, meu camarada.

Aparecerei sim.

Lembranças de,
no coraçao de Maria Santíssima,
Jonas Moreira.

diOli disse...

haaaaaaaaaaa
que coisa, então o anônimo aqui deu as caras. é o mesmo que agora ataca o barkaça com seu puritanismo de sacola mofada. chegou batendo mas não deu a cara a tapa. além de tudo, mto mal informado, achando que somos professores no festival. mau, mto mao. julgando-nos sem nos conhecer, hum, atitude nada cristã hein amiguinho.

Jonas Moreira disse...

Meu caro David,

Ledo engano. É só isso que posso dizer para e de você.

Relendo o seu site "Barkaça" e RE-JULGANDO bastante os posts, só posso dizer que não mudo uma linha do que eu disse.

"Puritanismo de sacola mofada"? Puff...Não vou dizer que parece uma criança que acaba de descobrir a linguagem, porque seria uma ofensa muito grande e grave a ela.

Com uma diferença entra lá e cá. O senhor Juvenal escreve as coisas num nível de entendimento mais palpável que o seu. Aqui, pelo menos, as palavras estão no lugar certo.

Com relação à agressão a minha fé, de dizer que a minha atitude não é cristã, só posso dizer o seguinte: se não consegue lidar com a possibilidade de uma crítica, mesmo que ela seja anônima, retire essa opção de lá.

Ah sim, você ficou revoltadíssimo com o fato d'eu ter chamado vocês de professores, mas isso é normal. Se não sabe usar as palavras, não sabe o significado delas também. Veja que "professor" toma sentido de "profitente ou aquele que professa." Ou seja, a palavra "professor" também pode designar aquele que apregoa algo, que é o que vocês estão fazendo por lá,não? Por mais que eu não concorde que esse tipo de tortura deva ser empregada aos transeuntes. Que isso, meu chapa, eu jamais confundiria você com alguém que quer ensinar algo a alguém...

Ademais, você veio aqui só pra dar esse faniquito pueril ou tem mais algo a dizer?

A propósito, que crueldade expor as freirinhas a uma afronta daquelas...

diOli disse...

caro jonas,
o nanal possui, sem sombra de dúvidas, mais destreza do que eu. Na arte de lapidar palavras ele é mestre e eu aprendiz. você também é, sem dúvida, mestre. MAS seu dedo higiênico é previsível, o seu jonas, não o do nanal. sinceramente eu já esperava que vc viesse com essa falácia sobre a etimologia da palavra professor. A treta não é essa, meu "chapa". O fato é que vc faz o tipo de crítica que eu não curto, lembrando, covarde e mesquinha, meninice de quem se esconde debaixo de mantos e forros sacros, que além de tudo, são um saco. Se é possível o anonimato nas postagens do blog é porque deixamos. ora, na era da informática, essa atidude medrosa e tantas vezes mesquinha é mais comum do que se imagina. fake é mato mano, "chapa". Cara, tenho menos do que a metade da sua idade, vim de escola pública, brasileira, ou seja, dos piores níveis de educação do planeta cujo qual você, pelo visto, e sua igreja, mto pouco tem feito para melhorar. Agora, se vc quer que eu dialoque contigo "no seu nível", embora eu ja tenha lido boa parte da biografia de seu interesse, espere até eu ter os meus 65 anos, se vc ainda estiver vivo pode rolar um papo.

Anônimo disse...

Lamentável tantas grosserias num blog de palhaço!...
Cristina Pereira

JUVENAL disse...

Oi, Cristina!!!

Deixa eu te explicar tudo isso, só pra você entender.

1º) O "Anônimo" (que depois se identificou prontamente) fez uma postagem em que me chamava de "babaca". A razão seria eu ter falado mal da Igreja Católica e do Papa na noite de 16/07, sexta-feira, durante o "Causos, Cantos & Caldos", que rolou lá n'A CASA. Só que EU NÃO TINHA FALADO ABSOLUTAMENTE NADA DO QUE ELE DISSE!!! FOI TUDO, PENSO, UM MALENTENDIDO... pelo menos quanto ao teor, não à altura do que eu dizia.

2º) Depois de algumas postagens, vi que o "Anônimo" já havia postado outras coisas (no post sobre o Saramago e num outro, sobre camisinhas e padres pedófilos). E, claro, retruquei às colocações dele. Mas tudo em bom nível - ou quase.

3º) Xinga daqui, provoca dali, a coisa ficou mais ou menos serenada(acho que menos!), até que eu vi os comentários do diOli, editor do Barkaça. E só então eu me dei conta de que tudo havia começado, na verdade, por lá.

4º) Eu acho que blor é isso mesmo: um espaço pras pessoas opinarem, discutirem, falarem. Só não dá pra ser cabeça dura, criticar e não aceitar as críticas. Eu acho que o tom foi até bom - tá, concordo, um pouquinho grosseiro, vá lá...

5º) Tudo de palhaço é assim: inesperado, delicadamente grosseiro... mas nunca NORMAL.

Beijokas. É bom saber que você frequenta o blog.

ps: 'bora fazer a oficina com o Zé Bocca!!!

Anônimo disse...

Oi Nanal
visito o seu blog sim, com frequência.
Pois é... difícil ficar calado diante de umas falas como "babaca" e outras... ainda não aprendi a não retrucar este tipo de ofensa. O problema é que no final das contas a gente nem lembra muito bem mais porque está discutindo, já que este tipo de coisa costuma "render assunto".
Concordo contigo quando diz que blog é espaço para falar, discutir, opinar. Sonho com o dia em que nós sejamos capazes de fazer isso sem nos atacar. Tenho ficado bastante cansada deste mundo hostil. "Gentileza gera gentileza", já dizia o profeta das ruas.
Qto à oficina, pena eu não estar aí. Este é um dos projetos que tenho q adiar. Estou em Muriaé sendo removida pra Juiz de Fora. Mas sempre que puder mande e-mail com as programaçẽs, vai que esteja aí em Div.
Beijo
Cristina Pereira

Jonas Moreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jonas Moreira disse...

Sra. Cristina,

Juvenus postou um vídeo interessante em que uma mocinha mui simpática e inteligente, chamada Chimamanda Adichie, fala do "perigo de uma história única". Mas é aquela história que o xará nominal, mas não prático, romano dele falava "A honestidade é elogiada e morre de fome" ou o bom e velho "faça como eu falo, mas não faça como eu faço."

O link do vídeo no site que ele enviou está quebrado, mas no bom You Tube temos acesso às duas partes:

Pt.1: http://www.youtube.com/watch?v=O6mbjTEsD58

Pt.2: http://www.youtube.com/watch?v=SZuJ5O0p1Nc&feature=related

A propósito, a senhora, que parece muito bem intencionada, é bem-vinda ao meu blog.

Sobre as agressões, a senhora a de concordar que, apesar do meu deslize, mantive o bom tom e a perícia com a informação, citando todas as fontes.

Saudações.

No Coração de Maria Santíssima,
Jonas Moreira.

p.s.: és a Cristina Pereira atriz global dos tempos de TV Pirata?

Jonas Moreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jonas Moreira disse...

JUVENAL disse...

Ah!!! Agora eu entendi o "Sr. Formiguinha"!!!
É tudo por causa do Papa.
Mas a questão central não foi tocada: por que com camisinha não pode e com criancinhas pode? ou por que o estuprador tem mais alma que o feto malformado abortado? ou por que a água que bate na minha canela é menos profunda que a que bate na sua? ou...

___________________________________

Respondendo ao senhor por aqui:

Ou...ou...ou... Nenhuma dessas perguntas propostas nos leva a qualquer tipo de reflexão digna de atenção, senão de dó.

E, sim, é tudo por causa do Papa. Por que não? Um homem que em sua primeira encíclia nos fala de AMOR não deve ser protegido dessa horda de desinformadores, que mentem copiosamente sobre ele?

Eu até indicaria o link no site da Santa Sé que contém o discurso, mas o senhor já me avisou ali atrás que RECUSA-SE a frequentar sites católicos. Não é mesmo?

"Por que a água que bate na minha canela é menos profunda que a que bate na sua?"

Porque da água que o senhor bebe, eu não bebo. hehe Procuro me informar muito bem, ler muito, antes de sair falando as coisas.

"Por que o estuprador tem mais alma que o feto malformado abortado?"

O que tem um estuprador que ver com um feto malformado, senhor Juvenal?

Sobre o que o senhor ofensivamente chama de feto malformado, veja o senguinte:

"Os abortistas insistem em dizer que um bebê com anencefalia nunca poderá viver mais que uma semana após o nascimento. Marcela, porém, já passou de dois meses de nascida, engordando em média cem gramas por semana. Em 30/01/2007, ela pesava 2,9 kg , com 50 cm de altura."

Isso está no site da Pró-Vida de Anápolis. Uma criança que, segundo gente pró-aborto - como o senhor parece ser, pelo que diz - diz não conseguir viver mais que uma semana nos prova o contrário. Veja o senhor mesmo no site:

http://bit.ly/cMXT2B

http://bit.ly/aJJR8A

As imagens são fortes, mas isso daqui é o que é um aborto, senhor Juvenal: http://bit.ly/55lb7

Mesmo depois disso o senhor teria coragem de falar algo a favor do aborto?

Sobre essa história de que todo padre é pedófilo é uma generalização besta que eu já expliquei para você. É o mesmo que dizer que todo palhaço é um idiota, quando isso não passa nem perto da verdade, mesmo que haja palhaços bem bobos por aí...


Saudações,
Jonas Moreira.

NANAL BATATINHA disse...

CARTA AO JONAS

(não resisti e publiquei aqui)


FORA-DA-BALEIA, 28 DE JULHO DE 2010.

QUERIDO JONAS MOREIRALISTA:

HÁ QUANTO TEMPO! JÁ ESTAVA COM SAUDADES!

COMEÇARAM A APARECER MANCHAS VERMELHAS EM VÁRIAS PARTES DO CORPO E EU PENSEI NO PIOR – DENGUE, FEBRE MACULOSA... – MAS NÃO PASSAVA DE... SAUDADE. A BOA, VELHA E PORTUGUESA SAUDADE.

ENTÃO, AQUI ESTAMOS NÓS, ARMAS EM PUNHO, PRA UM NOVO EMBATE. EMBORA ISSO JÁ ESTEJA ME ENCHENDO – ME DESCULPE A SINCERIDADE – O RAIO DO SACO, SAIBA-SE LÁ ONDE FIQUE ISSO.

ESTOU DESCONFIADO, MEU CARO JONAS, DE QUE VOCÊ É REMASCENTE DA VELHA E CADUCA “TFP” (COMO OS MAIS JOVENS NÃO SABEM O QUE SEJA – EMBORA OS MAIS JOVENS, ESPERO, NÃO GASTEM SEU PRECIOSO TEMPO LENDO ISSO – VOU EXPLICAR AQUI), “SOCIEDADE BRASILEIRA DE DEFESA DA TRADIÇÃO, FAMÍLIA E PROPRIEDADE”.

CONFESSA: CÊ É SEGUIDOR CEGO E FIEL DO PLÍNIO CORRÊA DE OLIVEIRA. FALA A VERDADE, JONINHA... CÊ TEM UM OU DOIS PÉS LÁ DENTRO, HEM? SE BOBEAR, CÊ É DAQUELA TURMA DO “CCC” (AI, LÁ VOU EU DE NOVO!!!) “COMANDO DE CAÇA AOS COMUNISTAS”, QUE INVADIA TEATROS E ESPANCAVAM ATORES LÁ PELOS IDOS DE 19 e AI5... SERÁ?
EMBORA, EU SAIBA, QUE TENHA HAVIDO RACHAS DA TFP, INCLUSIVE COM ALGUMAS FACÇÕES MAIS À DIREITA, CONDENANDO A 'DECANDÊNCIA' DO PENSAMENTO... CATÓLICO.
JÁ TE DISSE: 'QUERER O BEM POR DEMAIS, ACABA SENDO QUERER O DEMO'! CUIDADO.
BOM, SEJA COMO FOR, EU SÓ TENHO A LAMENTAR A SUA ATITUDE DE CONSIDERAR “ATEU”, “BABACA” E “FORMIGUINHA! QUEM PENSA DIFERENTE DE VOCÊ.
EU NÃO TE CONSIDERO MENOR POR PENSAR DIFERENTE DE MIM. A GENTE PODE DISCORDAR, MAS A SUA INTELIGÊNCIA, DIGNIDADE, CIDADANIA E CARÁTER, PRA MIM, SÃO, ATÉ ENTÃO, INATACÁVEIS.
LEMBRA DO VOLTAIRE? “NÃO CONCORDO COM NADA DO QUE DIZES, MAS DEFENDO O SEU DIREITO DE DIZER!”. ISSO FOI QUANDO?
A FORMA COMO VOCÊ CONDUZ AS COISAS ME PARECE A DE ALGUÉM ACOSTUMADO AO VELHO TESTAMENTO: "8 OU 80; FERRO E FOGO; TUDO OU NADA. EU ESTOU CERTO E NINGUÉM ESTÁ, ALÉM DE MIM".
QUALÉ???
SERÁ QUE NÃO DÁ PRA SER UM POUCO MAIS... MEIO DO CAMINHO?
ENTÃO, CONFESSA: CÊ É, SIM, DA TURMA DA “TFP” E DO “CCC”... OU SE NÃO É/FOI, GOSTARIA DE TER SIDO. OK?
NADA CONTRA, É SÓ UMA QUESTÃO DE OPINIÃO. EU, PARTICULARMENTE, ACHO QUE É MEIO “MANCHA NO CURRÍCULO”. MAS... “PÃO E PÃES...”
EU TENHO VÁRIOS AMIGOS PADRES. TENHO AMIGOS COMUNISTAS, TENHO AMIGOS GAYS, NEGROS, SEM-TERRA, EMPRESÁRIOS, DEPUTADOS, FILHOSDAPUTA E ATÉ PUBLICITÁRIOS... SÃO MEUS AMIGOS.
EU TENHO ATÉ AMIGOS QUE, SINCERAMENTE, NÃO SÃO LÁ EXEMPLOS DE CARÁTER... ALGUNS EU TENTO MUDAR, OUTROS NÃO TEM JEITO. SE EU ACHAR QUE NÃO TÊM CARÁTER O SUFICIENTE PRA SER MEUS AMIGOS, ME AFASTO DELES. FIZ ISSO UM DIA DESSES, PODE ACREDITAR.
AGORA, A ESTA ALTURA DA VIDA, SÓ ME FALTAVA UM AMIGO TFP/CCC!!! PUXA!!! DE REPENTE, VOCÊ PREENCHE ESSA VAGA.
MAS, COM UMA CONDIÇÃO: DEIXA DE SER RANZINZA, MAL-HUMORADO, DE ACHAR QUE DEUS É EXCLUSIVIDADE DOS CATÓLICOS E DE QUE, FORA DA IGREJA CATÓLICA, SÓ EXISTEM PECADORES E DEGENERADOS...
VAI DIZER QUE VOCÊ CONSIDERA DEGENERADO E PECADOR QUEM É A FAVOR DO CASAMENTO GAY OU DO TRANSPLANTE DE CÉLULAS TRONCO? AH, NÃO!!!
AH... EU SOU ATÉ UM CARA BONZINHO. TEM GENTE QUE PEGA MAIS PESADO.
E, SÓ PRA ESCLARECER: QUANDO EU FALO DA PEDOFILIA NA IGREJA OU DA (ME DESCULPE, MAS NÃO ENCONTRO OUTRO TERMO MELHOR) “BABAQUICE” CATÓLICA DE CONDENAR O USO DA CAMISINHA, NÃO TÔ GENERALIZANDO. COMO DISSE, TENHO AMIGOS PADRES QUE SÃO PESSOAS FANTÁSTICAS E ATÉ TÃO NA BRIGA CONTRA A PEDOFILIA.
ALIÁS, TEM ATÉ ALGUNS QUE, SEM O PAPA SABER, SÃO A FAVOR DO USO DA CAMISINHA! JURO!!! (OPS... ESQUECI QUE JURAR É PECADO!)
... E, CONCORDO: TEM MESMO, MUITO PALHAÇO BOBO E SEM GRAÇA POR AÍ!!! SÓ NÃO VAMOS SAIR EM MARCHA COM BANDEIRAS, ESTANDATES E BRAÇADEIRAS PRA BATER NELES, PORQUE UMA COISA É SER SEM GRAÇA, OUTRA É SER NAZI-RANZINZA.
RELAXA, PALHAÇO!
BEIJOS

Pedro Paulo disse...

Seu Nanal,

Que feio, sair acusando as pessoas assim. Pior, chamá-las de nazistas... Que feio, seu Nanal, pro senhor que é palhaço. Será que faz isso com as criancinhas que não riem das suas palhaçadas? Não riu, é nazista. hehehe

Pedro Paulo.

JUVENAL disse...

Ô, sr. Pedro Paulo:

leia o texto novamente. Eu não tô acusando ninguém de ser "nazista". O que eu tô dizendo é que não dá pra ser intolerante com quem pensa diferente. Ou com quem é sem graça.
hehehehe.

Nanal.