Contando histórias, melhorando o mundo.

Imag <foo

15 agosto, 2008

O CAMINHO DO CLOWN

UM CAMINHO PARA O ENCONTRO DO SER

Uma potente e comovedora festa de loucura e poesia onde podemos celebrar finalmente a totalidade do ser

Ainda sob o efeito de maravilhamento, tentarei dizer um pouco do que foi participar do 1º módulo do curso O CAMINHO DO CLOWN, ocorrido em Ipatinga (MG), nos dias 9 e 10/08

O CAMINHO DO CLOWN é dividido em quatro módulos de 20 horas cada; os módulos são A CONFIANÇA, A ESCUTA, A PRESENÇA e O ENCONTRO. É um curso completo de palhaço ministrado por Alain Vigneau, professor de projeto de circo do Liceo Francês de Valência, professor de clown na Escola d’Expressió i Psicomotricitat Carme Aymerich, professor de clown Terapia na Formación de Arteterapia de la Asociacíón para la Comunicacíon y la Expresión (Barcelona), fundador do grupo Lastravagante (http://www.lastravagante.com/), artista colaborador da ONG “Payasos Sin Fronteras”.

O curso promove o encontro da pessoa consigo mesma, com sua realidade, suas limitações, idiossincrasias, dúvidas, potências, mas sempre pelo viés do humor, embora muita lágrima role durante as sessões (como grifa Alain Vigneau, entre o riso e a lágrima há uma tênue fronteira, são mais próximos do que geralmente se supõe e muitas vezes expressam as mesmas emoções, os mesmos sentimentos). É uma incrível viagem de recuperação, de reencontro, de reavaliação e revalorização (ou seria melhor dizer ‘revaloração’?) de nossa criança interior.

1º MÓDULO: A CONFIANÇA

O primeiro módulo é um mergulho no universo mágico e poético do palhaço. Possibilitar a expressão da individualidade com tudo o que ela tem de belo e de limitado, de maravilhoso e de particular – aquelas ‘coisinhas’ que pertencem a cada um e que normalmente taxamos (no outro) de ‘ridículo’, ‘feio’, repreensível; aquilo que tentamos esconder por considerarmos nossa fraqueza; aquilo que julgamos vergonhoso em nós mesmos, mas que é exatamente o que nos torna humanos, falíveis, extremamente belos em nossa imperfeição.

Olhar para si com os olhos de um palhaço, olhos que esquecêramos n’algum canto da infância (Quando foi mesmo que tudo começou a mudar? Em que dia exatamente tudo ficou para trás?).

Quem nos conduz a essa viagem de retorno é o palhaço, representante máximo da alegria e do humor. É ele quem nos dá a mão e nos revitaliza para o enfrentamento diário das sacanagens, das caretices, das burrices mal-humoradas que o mundinho burguês chato e pedante impõe de forma sorrateira, suja, desonesta.

O curso é constituído de sessões de aquecimento energético e corporal, jogos e dinâmicas de contato e improvisações, oferecimento de e abertura ao toque e à pele do outro. Através dessas atividades, o participante constrói seu próprio jogo cênico tendo como orientação básica a gramática do clown, cujos fundamentos são: entrega, escuta, sinceridade, comunicação, aceitação, fantasia, imaginário, disponibilidade, êxito e fracasso, vulnerabilidade, estratégia, emergência, confiança. As atividades são apoiadas na música (Olé! Espanha!!!), uma trilha sonora que vai do tango ao flamenco, passando pela bossa nova, o samba, os clássicos, o barroco, o popular e tudo mais que se pode imaginar.

Alain Vigneau é uma figura doce, angelical, severo quando necessário, sensível sempre.

No que tange às técnicas de palhaço, é bastante semelhante na estrutura ao curso de iniciação à arte do clown ministrado por Cícero Silva, o nosso Titetê, inclusive na seqüência em que são apresentados os exercícios. A diferença é mesmo quando ao aprofundamento nas questões relacionadas ao psicológico, às viagens a nós mesmos, às visitações à infância, ao passado...

Em novembro ou dezembro Alain estará de volta ao Brasil para continuação do curso. Tentaremos inserir Divinópolis no roteiro. É uma oportunidade única pra quem deseja se conhecer um pouco melhor.

2 comentários:

Anônimo disse...

Presente pra você... Luiz Tatit - Esboço

Unknown disse...

Juvenal !!
Nossa esse curso foi muito bom não só pra mim, sei que também para todos que tiveram a oportunidade de participar. Apesar de que eu ainda sou uma criança, eu consegui resgatar o bebê que tinha deixado pra trás. hahahahahahahahhaha, to briiiiincandddoooo ! eu nao sou criançaa nao ! eu sou adolecentee belezaa ?!
Eu gostei muuito, mexe bastante com os sentimentos da gente, e nos mostra que podemos ser ridículos, e pateticos sem ter a menor vergonha. Devemos nos aceitar. Sempre orgulhosos de ser palhaços.
Foi muuito prazeroso pra mim te conhecer, e a todos os outros do curso também. Uma experiência marcante, realmente muito boa e inesquecível. Espero poder participar em Novembro ou Dezembro de novo, vou fazer de tudo.
E espero que você também possa participar, para que possamos nos rever.
Gostei muito mesmo de te conhecer, um verdadeiro palhaço !
Beijos e abraços.