Contando histórias, melhorando o mundo.

Imag <foo

31 janeiro, 2009

PROVÉRBIOS ERRADOS

Machado de Assis em Esaú e Jacó:

"Sem as suas predições grandiosas, a esmola de Natividade seria mínima ou nenhuma, e o gesto do corredor não se daria por falta de nota. 'A ocasião faz o ladrão', conclui o meu correspondente.

(...) Além disso, o provérbio pode estar errado. Uma das afirmações de Aires, que também gostava de estudar adágios, é que esse não estava certo.

- Não é a ocasião que faz o ladrão, dizia ele a alguém; o provérbio está errado. A forma exata deve ser esta: 'A ocasião faz o furto; o ladrão nasce feito'."

O Bruxo do Cosme Velho adorava esse estilo proverbial. Colocou na boca do Conselheiro Aires essa genial revisão do dito popular. Eu, como o Aires, também sou um estudioso dos adágios. E não estou sozinho, posto que de tempos em tempos encontro alguns companheiro de viagem que o fazem, talvez não tão genialmente como Machado de Assis e seu Aires, é verdade, mas com certo humor.

O fato é que vários provérbios estão errados ou podem ser adaptados para novas situações.

O que segue abaixo é coisa que cito de memória, atribuo-os a quem mos passou. As injustiças, nesse caso, devem ser perdoadas.



EM TERRA DE CEGO, QUEM TEM UM OLHO É CICLOPE
(Prof. Adalberto - puxa, não sei o sobrenome! É o Adalberto que dá aulas de português no São Francisco e na UEMG, quem souber)

DEUS AJUDA QUEM SEU MADRUGA
(diOli)

ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA ESPIRRA NA GENTE
(esse é meuzinho mesmo)

DE CAVALO BANGUELA NÃO SE OLHAM OS DENTES
(a obviedade pode ter lá o seu humor. meuzinho também)

Se um dos meus três leitores souber de algum, que mande. Ou que crie os seus, pra entrar na brincadeira.


"é só isso o meu baião... tem mais nada não"...

2 comentários:

Anônimo disse...

Candelabro não morde.
Tiago Xavier, por Eduardo Maia

Anônimo disse...

Eu sei um:
Água mole em pedra dura, tanto bate até que acaba!!
Entra no meu blog: http://isaacxr.blogspot.com/
Até mais!!