Contando histórias, melhorando o mundo.

Imag <foo

02 fevereiro, 2010

QUEM NÃO GOSTA DE SAMBA?

Café com Creme terá noite de samba com Flávia Simão e Edu Maia

E por falar em Caymmi, é dele a máxima que diz que “Quem não gosta de samba, bom sujeito não é”. Assino embaixo.
O samba é dos mais genuínos produtos nacionais e, se ele “agoniza” com esses tristes pagodeiros de Exaltasambas, Revelações e suas cópias pioradas (tipo “Boyzinhos do Samba” e afins), ele, o samba, não morre. Nem vai morrer, como decretou Nelson Sargento. Afinal, essa “voz do povo de um país” se renova todos os dias com novos compositores e intérpretes que o tornam, cada vez mais, o “rei do terreiro”.
E que alegria a nossa ver que, por aqui, nas divinas terrinhas, surge uma promessa de grande talento, com uma voz e um gingado que não deixam a dever pra muita gente que já está na estrada há mais tempo. Estou falando de FLÁVIA SIMÃO, uma surpreendente revelação que, escrevam, em pouco tempo vai dar o que falar. Ou, no caso, o que sambar.
É que a moça é carismática e já demonstra muita familiaridade com o espaço mágico do palco. O corpo solto de quem conhece os segredos de vários passos de dança (participou do Grupo Sarandeio, da Escola de Educação Física da UFMG) dá um colorido todo sensual às suas interpretações. Flávia passeia com desenvoltura pelo samba e, ouvindo-a, não tem como não se envolver.
Pra completar, Flávia Simão está acompanhada de outra figura que não deixa nada a dever a ninguém: EDU MAIA. Edu é um cara que vasculha a MPB (principalmente o samba) de cima a baixo e garimpa canções preciosas. De Cartola a Chico Buarque, de Jards Macalé a Luiz Melodia, de Luiz Tatit a Tom Jobim, de Ataulfo Alves a Itamar Assumpção, tudo que é samba de qualidade o rapaz executa com seu violão. É que o Eduzinho é sujeito antenado que pesquisa música o tempo inteiro e sabe, como poucos, separar a graspa do vinho.
Assim, o repertório foi escolhido com muito critério e vai desde sambas consagrados e populares às composições mais recentes das novas gerações de sambistas, passando por algumas obras-primas menos conhecidas, mas, nem por isso, menores.

É por causa de uns assim que, (re)citando o Nelson Sargento, “o samba agoniza, mas ele não morre... Ah, o samba não vai morrer!!!”

Quem for ao CAFÉ COM CREME no próximo dia 04/02, quinta-feira, terá a oportunidade de conferir se eu estou blefando ou se, sorte minha, tenho mesmo certo faro pra coisas de qualidade. Essas “crianças” se apresentarão a partir das 21 horas e, como o espaço é acanhado, acho que vai ficar pequeno pra tanta gente.
Pra essa apresentação, Flávia Simão e Edu Maia têm como “padrinho” ninguém menos que SÉRGIO DE CASTRO. Serjão dispensa apresentações e comentários.

Então tá combinado: quem é um bom sujeito e gosta de samba, vai.

FLÁVIA SIMÃO (voz) e EDU MAIA (violão)
Onde: CAFÉ COM CREME
Quando: QUINTA-FEIRA, 04/02/2010
Início: 21:00 h
Direção: Sérgio de Castro

Um comentário:

zeba disse...

"Eu sou o samba,
a voz do morro
sou eu mesmo, sim senhor!"

Viva Zé Ketti

Valeu Nanal