Contando histórias, melhorando o mundo.

Imag <foo

07 fevereiro, 2008

PROBLEMAS E SOLUÇÕES

Mais uma vez a história se repete. A UFMG, maior universidade do estado, divulga a lista de livros para seu vestibular e pelo menos um dos livros não é encontrado nas livrarias. Ano passado até que não houve problema, mas em 2006/2007 foi retirado da lista A menina sem estrela, de Nelson Rodrigues. Uma pendenga editorial impediu a comercialização do livro.

* * *

Aliás, foi isso que levou a Federal a antecipar em pelo menos um ano a divulgação da lista – para alegria de alguns professores capitalistas (moram na capital) que vendem resumos de obras. O que não foi suficiente para sanar o problema. A lista dos livros para o vestibular 2008/2009 já é conhecida há dois anos e há livro que não é encontrado. Trata-se de Meus poemas preferidos, de Manuel Bandeira.

* * *

Alunos e professores que gostam de antecipar suas leituras e o fazem nas férias, tranqüila e calmamente, quebraram o bico. Além do livro de Bandeira, a coletânea de contos O conto da mulher brasileira, organizada por Edla van Steen, também não estava disponível nas prateleiras.

Bom, antes tarde do que nunca: na última semana de janeiro o livro finalmente chegou às livrarias numa edição popular da Global Editora e Distribuidora comercializada a R$29,90. Mas se você pedir, o livreiro certamente fará por R$30,00.

Quem não chora, não lê.

* * *

O mesmo deve acontecer por esses dias com o livro de Bandeira. Mas como o seguro morreu de velho, tive o cuidado de ir à Biblioteca Pública Ataliba Lago onde há um (UM!) exemplar da antologia e listar os poemas que formam o livro. São mais de 140 poemas selecionados pelo próprio autor. A maioria dos poemas é conhecida de qualquer aluno que tenha estudado um mínimo de literatura na escola; outros, porém, são novidades. Há inclusive uma seleção dos poemas traduzidos, atividade exercida por Bandeira ao longo de sua (longa!) vida.

* * *

Como praticamente todos os poemas estão disponíveis da Internet, realizei a deliciosa tarefa de juntá-los e ordená-los tal e qual aparecem em Meus poemas preferidos. Daqui alguns dias, os alunos encontrarão em BLOG DO NANAL o livro completo. Só estou acabando de fazer alguns apontamentos e o levantamento do vocabulário. Pra facilitar o meu trabalho em sala. E pra facilitar a vida dos alunos.

Nenhum comentário: