Contando histórias, melhorando o mundo.

Imag <foo

20 abril, 2008

CULTURA

CAÇA-PALAVRAS DA LITERATURA DIVINOPOLITANA

Projeto simples divulga literatura divinopolitana de forma criatividade e divertida

É cada vez mais difícil fazer os jovens se interessarem por literatura. A concorrência com celulares, ipods, orkuts e blogs transforma o livro em objeto obsoleto, completamente estranho ao universo cultural da turminha que vai à escola. Claro, não generalizemos. Há muita gente lendo e lendo coisa boa, com conteúdo.

Mas também há muita gente que nunca pegou num livro.

Se já é assim com a literatura canônica, com a literatura que, lida ou não, acaba circulando e sendo comentada aqui e ali (é difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar de Drummond, Clarice Lispector ou Vinícius de Moraes, mesmo entre os não leitores), o que dizer de autores restritos aos limites de uma cidade, os “poetas municipais”. São, fora de seu grupo, anônimos.

Muita gente se assusta quando descobre que em Divinópolis há poetas além de Adélia Prado, inclusive com vários livros já publicados e impressos. Mas por que esses poetas não são conhecidos? Ora, porque não têm contrato com uma grande editora, porque seus livros não atingem um grande público (ou melhor: um “público grande”), porque seus nomes não circulam além dos limites estritamente literários – quaisquer que eles sejam –, porque “é assim que as coisas são, só isso”.

Para vencer essa barreira imposta pelas (diversas e estranhas) circunstâncias, uma iniciativa muito criativa vai levar a literatura divinopolitana para a sala de aula e permitir que os alunos entrem em contato com autores, textos, obras, biografias e dados históricos da literatura produzida em Divinópolis. Trata-se do projeto “Caça-palavras da Literatura Divinopolitana” que já circula por aí, divulgando de maneira lúdica curiosidades das nossas letras.

A idéia é bem simples – como toda grande idéia. Através de um passatempo conhecido de todos (o caça-palavras), são divulgadas informações bioblibliográficas de escritores nascidos e/ou residentes nessas divinas plagas. O 1º fascículo (o projeto é lançar 3) apresenta escritores que publicaram textos próprios assiduamente, em jornais e livros, antes da fundação da Academia Divinopolitana de Letras (1961). Lá estão Ataliba Lago, Celeste Brandão, Jadir Vilela, José Maria Campos, Pedro X. Gontijo, Sebastião Bemfica Milagre, entre outros.

Auto-explicativo, o fascículo apresenta orientações claras para o uso didático dos jogos. Os professores interessados podem fazer quantas cópias quiserem, desde que respeitem a autoria dos textos e dos caça-palavras. Quem quiser ter acesso aos originais do fascículo 1, deve enviar um pedido por escrito, acompanhado de um CD virgem, para o seguinte endereço:

RUA AFRÂNIO PEIXOTO, 1774, SÃO JUDAS TADEU / 35.5001-204 – DIVINÓPOLIS/MG

Além da qualidade da pesquisa e do cuidado na produção das informações literárias, chama atenção a qualidade do material. Um projeto gráfico divertido, lúdico, didático e organizado, bem editado e revisado, gostoso de manusear, apresentado num porta-fascículos e três exemplares do nº 1. Tudo em papel reciclado. Coisa de primeira.

Parabéns à equipe responsável pelos Caça-palavras, que a gente apresenta aqui porque é gente interessada em fazer cultura em Divinópolis.

Carlos Antônio LOPES Corrêa, HÉRICA EUSTÁQUIA do Carmo, SÁVIO Eugênio ANDRADE, diOli (David Willian de Oliveira), MINGAU (Luís Antônio Teixeira de Oliveira) e MYCHELLY Eustáquia do CARMO.

Essa galera bota pra quebrar! Parabéns, parabéns, parabéns!!!

Em tempo: o fascículo 1 foi aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Em tempo II: o Mingau informa aí no anexo que estão aprovados pela Lei Municipal os 3 primeiros fascículos. Tá corrigido, Mingau.


6 comentários:

Anônimo disse...

AXÉ NANAL!
O PROJETO É DO BEM! TODAS AS ESCOLAS DA CIDADE ESTÃO RECEBENDO GRATUITAMENTE E QUALQUER UM ESTÁ AUTORIZADO A REPRODUZIR OS CONTEÚDOS EM QUALQUER SUPORTE E POR QUALQUER PROCESSO.
AGORA BASTA QUE OS PROFESSORES FAÇAM SUA PARTE E TRABALHEM NO SENTIDO DE LEVAR OS ALUNOS A UM DIALOGO CRÍTICO COM A LITERATURA LOCAL, QUE, DE UMA FORMA OU DE OUTRA, DIZ RESPEITO À REALIDADE DOS PRÓPRIOS ALUNOS. OS CAÇA-PALAVRAS PODEM SER PANORÂNICOS E ATÉ SUPERFICIAIS, MAS POSSIBILITAM O INÍCIO DO DIALÓGO.
GOSTARIA DE AGRADECER A VOCÊ O APOIO E APROVEITO PARA HOMENAGEAR OUTROS PROFESSORES QUE JAMAIS DEIXARAM DE PRESTAR SERVIÇO À LITERATURA COMO JUCA fIGUEREDO, A LUCIANA PEIXOTO, O PEDRO PIRES BESSA. OBRIGADO TAMBÉM AO MÁRCIO ALMEIDA CUJOS TEXTOS TEORICOS AJUDARAM A NORTEAR O TRABALHO. VALEU!
MINGAU

Anônimo disse...

AH...SÓ UMA COISINHA... O PROJETO "CAÇA-PALAVRAS DA LITERATURA DIVINÓPOLITANA -ANO I" FOI APROVADO PELA LEI DE INCENTIVO. ASSIM, ESTÃO APROVADOS OS 3 PRIMEIROS FACÍCULOS.
SÓ QUE A IDÉIA ERA FAZER TAMBÉM O ANO II E O ANO III, PARA ABARCAR TODA A LITERATURA ATÉ OS DIAS ATUAIS. INFELIZMENTE , A CONTINUAÇÃO DO PROJETO (ANO II) NÃO FOI APROVADA PELA SECRETARIA DE CULTURA, DE MODO QUE FICAREMOS SÓ NOS 3 FACÍCULOS MESMO. FAZER O QUE? POIS FICA A ESPERANÇA NO FUTURO...
TEM TAMBÉM O SEGUINTE: A CARICATURA DA EQUIPE FOI FEITA PELO SÁVIO. INTÉ NANAL!!!!

Anônimo disse...

Oi Nanal!
Que bom você ter gostado do caça-palavras!
O CP ficou mto bacana sim!!! Parabéns ao Lopes pela iniciativa e a toda equipe, pela produção. Eu fiquei super feliz por ter participado do projeto! Pena q o secretário de cultura eugênio e os demais membros da CODIC, (comissão deliberativa de incentivo a cultura de divinópolis), não pensem ter ficado tão bacana, pois não aprovaram o projeto ano 2!!! No CP, teremos o registro de quase toda a história da literatura divinopolitana, uma mini enciclopédia, o que talvez seja a maior e mais democrática publicação coletiva desta cidade. Mas em pasárgada a cavalgada se dá a trotes lentos - não é verdade? - e pode ser preciso esperarmos alguns chicotes e rédeas se apostilarem para que, quem sabe no foolturo, andarilhos quixotescos encarem a aventura de dar continuidade no que foi agora começado... Dentre as defasagens técnicas e de fomentação do projeto ano 2, os ítens que me deixaram com pulgas da canela ao pescoço foram:
1 - Exemplaridade da Ação (Estaria o CP dando mau exemplo a comunidade por motivos não esplicados, ou será que os modelos de caça-palavras e capa, incluídos no projetos não ~foram suficientes?)
2 - Potencial aglutinador de parcerias (o projeto 1 foi aprovado e está sendo captado/execudado, mas parece que será necessário aumentar a dosagem de sulfato de alumínio no tratamento e purificação de nossas águas turvas)
3 - Efeito multiplicador do projeto ( professores de diversas escolas já começaram a reproduzir e trabalhar o CP nas salas de aula mas parece que a multiplicação deveria se restringir apenas à pães e vinho...)
4 - Permanência da Ação (esse me deixou realmente intrigado, será que estão considerando o porta fascículos em conjunto com os exemplares, descartáveis? Ou tudo que é público, digo sólido, desaparece, digo, desmaterializa no ar?)
Valeu Nanal e Bandeirola, pelo apoio! Fiquei sabendo q vcs dois estarão presentes no lançamento do BARKAÇA 3, dia 26.04.08, a partir das 16h, no bar DIA ÚTIL, com sorteio de bindes, xou de bandas e entrada franca, é verdade?
AbraçooOOOOOOOOO
diOOOOOOOOOOOOOOOOOOOli

Anônimo disse...

Olá pessoal,

Parabéns ao grupo do Caça-palavras de Divinóspita , pelo empenho em ampliar o conhecimento da população sobre a produção literária da cidade. Iniciativa que se faz de grande importância não só para o aprendizado dos alunos e dos professores mas, também, para o enriquecimento da Memória cultural de Divinópolis.
É, contudo, lastimável que a Secretaria Municipal de Cultura não reconheça (ou não queira reconhecer ?) o quanto a cidade tem a ganhar com a produção deste material que é ao mesmo tempo lúdico e enciclopédico.Aliás, fica a dica de, quem sabe, vocês fazerem um material , um livro talvez, com o conteúdo bibliográfico dos autores divinopolitanos, e um pouco mais da história dos movimentos literários da cidade.


Abraço
Karol Penido

Anônimo disse...

Oi Nanal
É muito bakana e importante sua divulgação. Essa galera merece! O trabalho é muito bom.
Não quero cópia.
Quero comprar um, como faço?
Super tudo pra vc.
BJOS
b y a

Anônimo disse...

Muito chique a inciativa do pessoal! Vou pedir o material pra mim.
Abs,
Cristina Pereira